terça-feira, 21 de julho de 2009

Dominando o destino de vidas


É no embalo deste vídeo que eu vi ontem a noite, que eu volto aqui depois de muito tempo pra postar, e sobre o que mais se não sobre o assunto do vídeo, os animais.

Quem me conhece bem já está cansado de saber que eu amo os animais, muito. Sempre odiei qualquer maltrato com qualquer animal e sempre vou odiar. Se tudo der certo dedicarei minha vida para trabalhar em algo que os ajude. Só que o vídeo que eu vi ontem, me assustou muito, me deixou triste demais. Eu não imaginava que era assim em um abatedouro, mas nem em sonhos. Eles censuram, fazem as pessoas acreditarem que a carne que estão comendo morreu sem sofrimento, e teve uma vida boa antes desse triste destino.. Mas, quantas vezes você parou para pensar se é verdade isto? A maioria das pessoas não param para pensar sobre isso por simples medo da verdade, por ter medo de descobrir coisas que as façam não querem mais comer carne. Mas poxa, então vamos viver na mentira? Na cegueira? Comendo algo que nem sabemos de onde veio, e como veio. Sei que agora eu não consigo comer mais nem um pedaço de carne. Hoje no almoço me deparei com vários bifes aqui em casa, e que nojo me deu de ver aquilo, é como ver a imagem das vacas sofrendo na minha cabeça para poder chegar aqui na mesa da minha casa e eu comer-las. Acho que até as pessoas de coração mais duro, amolecem com isso.. Não têm como, é amar ao próximo, é ver um ser vivo sofrer sem causa, apenas pelo luxo de nós degustarmos sua carne. Horrível.

O ser humano é uma grande merda. Nós nos pensamos tão superiores, tão melhores, mas por quê? Por quê somos mais inteligentes? Grande coisa. Os animais também sentem, como todos nós! Eles sentem dor, fome, eles sofrem. Daí você pensa, assim como eu pensei por um bom tempo: "Ah mas eu vou virar vegetariano, e mesmo assim todo mundo vai continuar comendo carne." Mas daí que eu te digo, cada um tem que começar fazendo sua parte, não adianta cruzarmos os braços por que 'Fulano' e 'Ciclano' fazem eu não vou deixar de fazer. Cada um com sua consciência e seu amor ao próximo. Eu mesmo, posso ver meu irmão devorando um hambúrguer na minha frente, simplesmente não vou querer, peguei nojo. Mais nojo ainda de me imaginar comendo aquilo, um animal, assim como eu. Afinal, todos nós seres humanos somos animais também, o problema é que não nos damos por conta, pensamos que somos superiores sem perceber que vivemos todos no mesmo lugar, a Terra, e que compartilhamos de tudo aqui assim como os animais. Então, quer dizer que nós temos direito de ter uma vida longa e feliz, cheia de prazeres e luxos, enquanto os animais são destinados a nascerem em cativeiro e morrer apenas para nos satisfazer? Mas me diz onde está escrito que deve ser assim? Eu estou com muita raiva e nojo do ser humano. Queria fazer um post pra conscientizar nem que fosse uma pessoa, mas eu não estou nem pensando direito de tanta indignação. Querem saber por que eu estou tão indignada? Então olhem o vídeo que eu coloquei o link lá em cima. Vão sentir tudo o que eu estou sentindo, e provavelmente não vão querer nunca mais comer carne.

2 comentários:

Anônimo disse...

Certos métodos de certas pessoas são mesmo cruéis. Mas não caia na ingenuidade da generalização. Filmes como este (e os de hollywood) são "projetados" para causar impacto maior nas pessoas... não é que tudo aquilo não aconteça, mas até o texto da narrativa é persuasivo. Não nota quem não quer. E sim, humanos são infinitamente superiores ao resto da vida terrestre, e isso é inegável. Para o discurso sobre a prepotência humana dar certo, temos que tomar todo o modo como vivemos e nos relacionamos com o resto do ecossistema, não só em relação aos animais. Mas se pensares, verás que não dá pra ser ser humano e não impor nossa superioridade. É a nossa natureza. De contrário, estaríamos vivendo primitivamente em cavernas. Imagine se o homem parasse de consumir carne... pense nos problemas de superpopulação animal que teríamos, nas doenças que se espalhariam, nos ameaçando. Pense em quantas pessoas morreriam por não terem acesso aos outros alimentos, quantos se acabariam por não terem do que viver... tem tanta gente que depende do consumo da carne pra ter um emprego... o abatedor, o cara do escritorio, o motorista, o açougueiro, o contabilista, o advogado, o faxineiro, o office boy, a gente toda da fazenda, e eu poderia citar mais 100 ofícios que estariam condenados... uma transformação assim, se feita de uma hora pra outra, destruiria a civilização, e se fosse a longo prazo, demoraria mais de 100 anos pra se concretizar... o homo sapiens existe a 2 milhões anos e desde sempre caçamos e nos nutrimos com a riqueza que os animais nos dão (e os animais tambem comem, ta,bem caçam, tambem são crueis)... ah sei lá... tudo isso não tem o menos sentido, né... se a carne não fosse parte principal da dieta humana desde sempre, nós não teríamos a cultura de consumi-la. Sabias que a vitamina B12 (importantíssima pra nós) é encontrada SOMENTE na carne... o fato do nosso corpo precisar dela é a prova de que somos predadores por natureza.
Apesar de ser um simpatizante completo da causa dos consumidores de carne, concordo que a humanidade deve caminhar para o desenvolvimento de técnicas menos crueis de obte-la. E na verdade isso já vem sendo feito. Acho tolisse precipitada não comer mais carne por ter se emocionado com uma montagem selecionada de imagens mixadas com um discurso persuasivo...

Maristela Torres disse...

Anônimo, tsc tsc.
Entendo teu ponto de vista, e sim, também percebi que o vídeo está feito justamente para induzir as pessoas a indignação e assim não comer mais carne, mas não foi por esse vídeo que eu deixei de comer carne, e não foi uma mudança radical de uma hora pra outra. Sem falar que o vídeo está assim, quase que apelando, por que talvez só assim consigam realmente impressionar as pessoas, e tentar trazer um pouco de compaixão ao ser humano que já se acostumou com o fato dos animais morrerem para seu simples prazer.
Antes de escolher isso para mim, falei com meus amigos que levam uma vida vegetariana há mais de 4 anos ou 5, e sobrevivem sem qualquer tipo de carne e sem VITAMINAS B12 EM CÁPSULAS (que qualquer vegetariano poderia ter consumo se quisesse). Conversei com minha nutricionista, e li muito mais sobre o assunto. E sim, tudo que eu li e escutei só me fortaleceu a escolha de seguir uma vida mais saudável, uma vida de vegetariana. Você está pensando como os homens há 300 anos atrás, e não se dá por conta que a evolução da espécie está aí, que o futuro da nação é ser vegetariana, que a cada ano o número de vegetarianos aumenta, e isso são dados, e não pura conversa.
Sem falar que minhas razões, e a de todas pessoas que optam por isso, não é apenas poupar a vida de animais INOCENTES, mas também outros fatores que a carne bovina, suína ou seja lá qual for, trás para nosso meio ambiente, NOSSO.
Para você que não sabe, a carne é uma grande causa do aquecimento global. "Produzir 1kg de carne emite mais gases do efeito estufa que dirigir por 3 horas".
Em 7 anos, dobrou a produção mundial de carne, ela passou pra 250 milhões de toneladas anuais, e isso tudo influi no meio ambiente, pois exige mais área, mais água, mais alimento pra esses animais.
"pense nos problemas de superpopulação animal que teríamos" Só há tantos animais assim, pois as indústrias os "fabricam" para vender-los. Pra tu ter uma idéia então, na pecúaria na Amazônia existem 35 milhoes de cabeça de gado e 22 milhões de pessoas. Acho que já há uma superpopulação animal.
"E na verdade isso já vem sendo feito." Já vem sendo feito? Onde? Me diz se os abatedouros são tão bons e "limpos" por quê não podemos entrar lá e gravarmos todo o processo então? Por que para conseguir imagens as pessoas tem que ir com camêras escondidas? Tem algo errado aí. Realmente é por que as imagens vistas são chocantes, e são censuradas para que comedores de carne como você sigam tendo prazer por comer carne, e não pensem no sofrimento que o animal passou para chegar até sua mesa. E terminando aqui, eu te digo, a pecúaria foi principal responsável pelo desmatamento da Mata atlântica, da Catinga, e do Cerrado e agora está sendo da Amazônia. Poderia ficar aqui escrevendo mais e mais fatores em que a carne está demais no nosso planeta, mas acho que apenas você pesquisando e se conscientizando é que vai adiantar. Tolisse é ainda comer carne, e pensar que está com razão.

 
Header Image by Colorpiano Illustration