terça-feira, 20 de abril de 2010

Surtos de um pensamento com sede de ser libertado


É tão difícil encontrar alguém para nos ouvir. Sim, simplesmente nos ouvir. Há fases em nossas vidas que tudo o que nós mais precisamos é sermos ouvidos. Temos anseios, temos tristezas, às vezes temos um coração partido e idéias que não param de se criar em nossa cabeça, e tudo o que mais queremos entre um pensamento e outro é compartilhar isso com alguém, alguém que possa mesmo se sentar e simplesmente ouvir o som da nossa voz, simplesmente estar ali para nos ouvir, e mais nada. Sem nos julgar, sem nos interromper e sem tentar nos entender a todo instante.

Às vezes ninguém nos entende, às vezes nem nós mesmos nos entendemos. Mas será que é mesmo preciso se entender algo? Há algo que precisa ser entendido? Será que é mesmo preciso por um final naquele pensamento e deixar ele como "entendido" e fechado ali pois afinal ele já foi discutido e por fim entendido?!
Talvez todos nossos pensamentos sejam intermináveis, não terminados, em constante crescimento e evolução, talvez não haja como entender os pensamentos, pois se você tentar entender, estará terminando com ele, deixando ele ser apenas uma idéia, e não um pensamento que está sempre em constante mudança.

Pensamentos, idéias, entender.. Entender alguém é realmente preciso? Talvez a pessoa só queira ser escutada, talvez ela não precise de nenhuma palavra de conforto sua, se não o seu silêncio e sua atenção.
Nesse mundo desatino, nesse mundo louco e grande, onde o tempo se faz tão curto para todas tarefas que temos, nossos pensamentos ficam trancafiados em nossa cabeça, pedindo a gritos para sairem, sairem ao mundo e visitarem outras cabeças, imagine então poder falar com alguém que apenas te dê o poder da palavra, e nela o poder do tempo.. Está ai o motivo pelo qual as pessoas querem ser ouvidas. O poder da palavra aliado ao poder do tempo, tudo pára quando você está se expressando, e deixando seus pensamentos fugirem de você.

Quando alguém perguntar se você tem um tempo, para conversar, ou melhor dizendo, para escutar-la, não lhe negue aliás lhe dê todo o seu tempo, apenas ouça-a. Você não precisa dizer nada, você não precisa se quer mover um dedo, apenas ouvir. Talvez você se surpreenda ao ouvir tudo o que a pessoa tem dizer.

É disso que todos nós precisamos, ser ouvidos.

2 comentários:

Miza disse...

Isso é pura verdade, e é meio q um tiro dado às cegas quando queremos falar com alguém, apenas desabafar, ou falar tudo o que desejamos, mas vc só quer que aquela pessoa te escute, não argumente, apenas se impressione ou não. Seria tão bom chegar pra um amigo e falar, falar, e no final o mesmo converse com vc normal, sem dar palpite do que é melhor ou pior. Só te escute. E falando como bom ouvidor, é gostoso ouvir o que alguém tem pra falar, sendo um desabafo ou não, vc se sente a pessoa 'importante' escolhida pra ouvir aquilo, como se fosse um presente saindo duma caixa surpresa, um pedaço mais interior de alguém revelado à vc. E se no final pedir algum conselho ou não, será bem vindo. Apenas me calo, fui um poço de abstração das conversas de alguém. Se essa pessoa vai embora bem, assim me sinto, pois pude cooperar de certa forma.

Wiliam Brito Clavero disse...

pra isso servem os blogs xD, nisso eles ajudam muito hehehe, quando agente tem aqla necessidade de se expressar mas nao existem pessoas no momento para ouvir, eu ja sou mais dos desabafos esporadicos mas sao raros sou muito fechado apesar de aceitar opinioes quando estou errado e td mais

 
Header Image by Colorpiano Illustration